Zoneamento Ecológico-Econômico Preliminar

Metodologia

Vulnerabilidade Natural

A avaliação da Vulnerabilidade Natural apresenta uma análise das fragilidades relacionadas a determinados aspectos físico-bióticos e socioeconômicos como a vulnerabilidade do solo à erosão, os recursos hídricos superficiais e subterrâneos, a biodiversidade e a vulnerabilidade social. Esta avaliação foi integrada a análise da qualidade ambiental e subsidiou a identificação das potencialidades e limitações associadas à atividade produtiva, ao uso e ocupação do solo e, a conservação da biodiversidade.

A produção de informações georreferenciadas foi feita a partir do levantamento, sistematização e integração de bases cartográficas, mapas temáticos diversos e imagens de satélite disponíveis nas escalas de 1:100.000, 1:250.000 e 1:1.000.000.

Qualidade Ambiental

A análise da Qualidade Ambiental contemplou o estudo dos temas ambientais relacionados aos recursos hídricos, solo, ar e biodiversidade. Possibilitou também a identificação de áreas relevantes para a biodiversidade e a manutenção de serviços ambientais. A partir da análise da qualidade ambiental foram identificadas demandas de recuperação de áreas degradadas e restauração florestal, para o aprimoramento do controle e o monitoramento ambiental de atividades produtivas, bem como a mediação de conflitos socioambientais. Os estudos de Qualidade Ambiental também subsidiaram a análise das potencialidades e limitações ao desenvolvimento e, conseqüentemente, a definição de diretrizes gerais e específicas para cada Zona.

Potencialidades e Limitações ao Desenvolvimento

A elaboração das Potencialidades e Limitações ao Desenvolvimento foi desenvolvida a partir da integração das informações constantes, especialmente, nos estudos de vulnerabilidade natural e social, e qualidade ambiental, sendo estes resultados determinantes para a proposição das diretrizes gerais e específicas para as Zonas. Foram analisados também as potencialidades e limitações relacionadas aos temas biodiversidade, solos, recursos hídricos superficiais e subterrâneos, social, cultura, mineração, indústria, turismo, institucional, energia, infraestrutura e logística, dentre outros.

  • Próximas Audiências

    • Nenhum evento